Uma aliança de 15 grupos de direitos da criança nos EUA pediu à Federal Trade Commission (FTC) para investigar a Electronic Arts pelo uso de loot boxes, particularmente na FIFA.
A coalizão, liderada pela Fairplay e o Center for Digital Democracy (CDD), citou o relatório do Conselho Norueguês de Consumidores (NCC) desta semana como o motivo de uma investigação sobre se a venda de loot boxes pela EA “explora injustamente crianças e jovens com fins lucrativos”. “.
Conforme relatado pela Axios, a Coalizão escreveu uma carta aberta ao FTC detalhando as questões levantadas no relatório anterior do NCC e destacando questões específicas que acredita serem prejudiciais às crianças.
“Fairplay e CDD destacaram problemas com moedas virtuais, caixas de saque e outras técnicas de design manipulador em comentários anteriores enviados à comissão sobre padrões escuros”, diz a carta.
“Padrões sombrios exploram as vulnerabilidades de desenvolvimento de crianças e adolescentes, incluindo seu medo de perder, sua estima e seu senso de pressão social.
“Eles também colocam os jovens em uma esteira interminável do jogo enquanto disfarçam o custo do jogo com moeda virtual. Instamos a Comissão a investigar o uso de padrões escuros no FUT.
O grupo também expressa preocupação de que as loot boxes, incluindo a FIFA, estejam “introduzindo crianças e jovens ao jogo”.
“Os pacotes parecem máquinas caça-níqueis”, diz a carta. “Eles exigem que um jogador aposte algo de valor (moeda do jogo) na possibilidade de receber uma recompensa desconhecida e aleatória no futuro, e são acompanhados por cores e animações brilhantes.
“Pesquisas mostram que existem ligações entre gastar dinheiro em loot boxes e problemas de jogo entre os jovens. Em alguns casos, os jovens que já desenvolveram o jogo problemático estão procurando jogos com loot boxes – para outros, as loot boxes são uma porta de entrada para o jogo problemático.
“A EA pode insistir que a maioria dos jogadores não gaste dinheiro no FUT, mas a indústria de videogames ganha muito dinheiro com as ‘baleias’ que gastam muito.”
15 grupos de direitos das crianças dos EUA pediram à FTC para investigar a EA sobre caixas de saque
A EA introduziu “Pack Previews” no FIFA 21 para fazer com que suas loot boxes pareçam menos aleatórias, mas elas se aplicam apenas a pacotes padrão e não podem ser usadas para pacotes especiais de tempo limitado
A carta, co-assinada pela Fairplay, o CDD e 13 outras partes interessadas, incluindo o National Council on Problem Gambling, Truth in Advertising e o Institute of Digital Media and Child Development, pede à FTC que encontre respostas para 10 perguntas:
Quantas crianças de 6 a 9 e 9 a 12 anos jogam FUT? Quantos adolescentes? Que medidas, se houver, a EA está tomando para verificar a idade do jogador ou para impedir que crianças menores de 13 anos joguem a versão ao vivo do jogo ou comprem loot boxes?
Qual porcentagem de crianças e adolescentes que jogam FUT pagam por pontos? Quanta receita a EA ganha com os jogadores filhos do FUT?
As técnicas de design e marketing que a EA usa no FUT, como o uso de moedas virtuais e a maneira como ela cria demanda artificialmente ao oferecer pacotes “especiais”, são padrões obscuros que enganam ou exploram injustamente os jogadores do FUT?
A EA fornece estatísticas precisas sobre os pacotes de jogadores da FIFA?
O que significa que os pacotes FIFA são “gerados dinamicamente”? A EA usa técnicas baseadas em dados para manipular as chances dos jogadores de obter certas cartas de jogador? Nesse contexto, a EA usa os dados que coleta sobre os times e jogadores favoritos dos jovens e hábitos de consumo para comercializar pacotes FIFA para jogadores individuais? As matilhas estão sendo comercializadas para ‘baleias’ com mais frequência e de forma mais agressiva?
A EA está dando aos streamers populares de videogames uma chance melhor de obter recompensas cobiçadas se eles concordarem em se transmitir jogando FUT?
O marketing do FUT por US$ 50 a US$ 100 para crianças e adolescentes é falacioso quando gastar dinheiro em pacotes no jogo é essencial para competir com os amigos com sucesso?
Do ponto de vista de uma criança de 9 anos, os retratos da EA de pacotes e pontos da FIFA podem ser enganosos? Uma criança de 13 anos? Uma criança de 15 anos? As crianças dessa idade provavelmente entenderão a complexa probabilidade estatística de obter um cartão cobiçado? As crianças dessa idade provavelmente entenderão o custo dos pacotes FIFA em dinheiro real, já que o sistema de moeda virtual da EA obscurece o verdadeiro custo?
O sistema de recompensas aleatórias do FUT doutrina as crianças na jogabilidade? Prejudica as crianças que já são mais propensas a brincar com problemas?
A EA já pesquisou ou investigou se seus jogos incentivam o jogo entre os jovens?
No início desta semana, 20 grupos de consumidores de 18 países europeus lançaram uma ação coordenada pedindo às autoridades que decretassem regulamentos sobre caixas de saque.
A base da campanha foi um relatório do NCC intitulado “Insert Coin: How the Gaming Industry Exploits Consumers Using Loot Boxes”, que também é citado e contido na íntegra no Fairplay e na carta aberta do CDD.
O relatório acusa as empresas de explorar os consumidores ao empregar mecanismos que alega serem “predatórios” e “incentivar o vício”.
O documento de 59 páginas do NCC usa FIFA 22 e Raid: Shadow Legends como estudos de caso, alegando: “Ambos os jogos empregam um amplo arsenal de truques para enganar os consumidores a gastar tanto tempo e dinheiro quanto possível na exploração do consumidor”. para investir [quem] espera obter a recompensa, apesar de uma pequena chance e probabilidade.”