No Dia Global de Conscientização sobre Acessibilidade, o Google anunciou vários novos recursos de acessibilidade, incluindo suporte a texto alternativo no Gmail e suporte a exibição braille nativa no Android. Em sua busca para tornar o Android mais acessível, o Google também está tornando mais fácil encontrar aplicativos de acessibilidade na Google Play Store.
O Google começou a rotular aplicativos acessíveis na Play Store com tags relevantes de acessibilidade (a11y) para que usuários com necessidades especiais possam “encontrar facilmente aplicativos que podem realmente usar”. Essas tags aparecem como pequenos chips na seção Sobre este aplicativo. Eles descrevem o objetivo geral do aplicativo e o público para o qual foram projetados. Por exemplo, a lista de aplicativos do Android Accessibility Suite mostra as tags “assistente motor”, “assistente virtual” e “dificuldade de aprendizagem”. Enquanto isso, a listagem do aplicativo Live Transcribe tem uma tag “assistência auditiva”.
Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade (GAAD) deste ano, marcamos aplicativos acessíveis no aplicativo Play Store com tags relevantes para acessibilidade (a11y).
Estas são as tags a11y que o Google Apps adiciona:
Leitor de tela amigável
suporte visual
aparelho auditivo
dificuldade de aprendizagem
apoio motor
Comunicação acessível (Atualmente, nenhum aplicativo tem essa tag. No entanto, a adicionaremos a aplicativos relevantes no futuro.)
As tags A11y se aplicam às seguintes categorias de aplicativos:
Aplicativos que são ferramentas úteis para um grupo específico de usuários, por exemplo, Por exemplo, um aplicativo de transcrição é uma ferramenta projetada principalmente para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
Aplicativos em cada categoria que podem ser acessados, por exemplo, B. um jogo amigável para leitores de tela.
Clicar em uma tag a11y traz a lista de outros aplicativos com a mesma tag. O Google diz que sinalizou apenas alguns aplicativos de acessibilidade e expandirá o lançamento para mais aplicativos no futuro.