Canadá proíbe Huawei por questões de segurança cibernética. Isso ocorre depois que um relatório descobriu que o governo canadense “atrasou a decisão” para evitar “tensões” com a China.
Além da Huawei, o Canadá também proíbe a fabricante chinesa ZTE por preocupações semelhantes
Após o relatório da Bloomberg (via Android Headquarters), o ministro canadense de Segurança Pública, Marco Mendicino, e o ministro de Inovação, Ciência e Indústria, François-Philippe Champagne, realizaram uma coletiva de imprensa conjunta para explicar a decisão. Os ministros disseram que a proibição comercial também se aplicará ao fabricante ZTE devido a preocupações semelhantes.
“Anunciamos nossa intenção de proibir a inclusão de produtos e serviços da Huawei e ZTE nos sistemas de telecomunicações do Canadá, após uma revisão completa de nossas agências de segurança e em consulta com nossos aliados mais próximos”, disse o comunicado.
“As empresas de telecomunicações no Canadá não devem incluir em suas redes, produtos ou serviços que ameacem nossa segurança nacional. Os provedores que já possuem este equipamento instalado devem deixar de usá-lo e removê-lo de acordo com os planos que estamos anunciando hoje.”
Isso segue uma série de idas e vindas entre o Canadá e a China. O ex-presidente da Huawei prendeu Meng Wanzhou em 2018. Em resposta, a China prendeu os cidadãos canadenses Michael Spavor e Michael Kovrig. A decisão do Canadá de banir a Huawei e a ZTE pode ter algo a ver com esses eventos passados.
Os EUA adicionaram Huawei e ZTE à Lista de Entidades em maio de 2019
Em maio de 2019, o então presidente dos EUA, Donald Trump, colocou a Huawei e vários outros fabricantes chineses na Lista de Entidades. As empresas nesta lista não podem fazer negócios com empresas ou organizações sediadas nos EUA. Esta foi uma queda dramática da graça para o fabricante chinês.
Uma estimativa do início de 2019 indicava que a Huawei ultrapassaria a Samsung e se tornaria a maior fabricante de smartphones do mundo até o final de 2019. Mas a decisão do governo dos EUA de colocar a empresa na Lista de Entidades virou esses planos de cabeça para baixo.
As últimas notícias do Canadá são mais um revés para a fabricante chinesa. Embora a Huawei continue a fabricar telefones, a receita diminuiu significativamente. Huawei e ZTE ainda não responderam à decisão do governo canadense.