Novos casos do raro vírus da varíola dos macacos ressurgiram pela primeira vez na Inglaterra, Espanha e Portugal a partir de 17 de maio.
Surtos do vírus foram registrados pela primeira vez na Inglaterra, com autoridades alertando sobre uma possível disseminação, dada a origem desconhecida e as cadeias de transmissão. Desde então, os casos na Inglaterra dobraram para 20 e, após os casos na Espanha e Portugal, também surgiram casos em mais países europeus, incluindo França, Alemanha, Bélgica, Itália e Suécia.
Casos também foram relatados nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. O vírus da varíola dos macacos é endêmico na África e os casos raramente são vistos fora da região, embora pelo menos 11 países não africanos tenham relatado atualmente mais de 120 casos confirmados e suspeitos.
Mais casos foram detectados fora da África na última semana do que desde 1970, quando se descobriu que o vírus causava doenças em humanos. Para Anne Rimoin, epidemiologista da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, “é esclarecedor ver esse tipo de disseminação”.
Confira este artigo da Nature para mais informações sobre esta história.
Os 3 principais artigos recomendados de Adam:
LEIA TAMBÉM: Vídeo louco mostra veículo de teste sendo lançado no espaço a mais de 1.000 MPH
Leia mais: O novo protótipo de míssil hipersônico DARPA voou a 5 vezes a velocidade do som
LEIA TAMBÉM: Os fotógrafos da primeira fotografia de um buraco negro têm um grande anúncio