A fabricante americana de chips Qualcomm é um dos principais players da indústria de chips para smartphones. De fato, muitas marcas e consumidores estão ansiosos pelos novos chips. Embora a MediaTek esteja alcançando seriamente a Qualcomm no principal mercado de chips, a primeira ainda tem uma vantagem. Como sucessora do SD 8 Gen 1, a empresa anunciou um novo processador principal. Ontem, a Qualcomm anunciou oficialmente o chip de nova geração na plataforma móvel Snapdragon 8, Snapdragon 8+ Gen 1. Bem, esse é o nome que a empresa escolheu. Snapdragon 8+ Gen 1. Todos esperávamos que este chip se chamasse SD 8 Gen 1+, mas não é o caso.
A nova plataforma principal, o Snapdragon 8+ Gen 1, alcança dois avanços em eficiência de energia e desempenho. Segundo relatos, este chip tem mudanças significativas em seis aspectos. Desta vez, a empresa usa o processo de 4 nm da TSMC no Snapdragon 8+ Gen 1. Lembre-se de que o Snapdragon 8 Gen 1 usa o processo de 4 nm da Samsung. No entanto, o SD 8+ ainda usa uma arquitetura de oito núcleos, incluindo 1 super núcleo Cortex X2 + 3 núcleos A710 grandes + 4 núcleos A510 pequenos. Oficialmente, seu desempenho melhora em 10%. Embora um aumento de 10% no desempenho possa ser pequeno, o chip também otimiza seu consumo de energia. Comparado com a geração anterior, o consumo de energia deste chip é reduzido em cerca de 15%.
Atualizações de SoC Qualcomm SD 8+ Gen 1
Vamos dar uma olhada nas seis principais atualizações do Snapdragon 8 Gen 1+ SoC
1. Snapdragon Smart: suporta a sétima geração do motor Qualcomm AI. Ele é otimizado ainda mais com base no SD8 Gen 1 em termos de eficiência geral de energia de IA. Também oferece uma melhoria de quase 20% na eficiência energética;
2. Snapdragon Sight Image: Suporte 18 bits Qualcomm Spectra Triple ISP e gravação de vídeo 8K HDR;
3. Snapdragon Sound Audio: Suporta a tecnologia de áudio Qualcomm aptX, combinada com o sistema de conexão móvel FastConnect 6900 para criar uma experiência de áudio premium;
4. Snapdragon Elite Gaming: Suporta todos os recursos do Snapdragon Elite Gaming, incluindo renderização estéreo;
5. Conexão Snapdragon: Baseado no modem Snapdragon X65 5G e sistema de radiofrequência com sistema de conexão móvel FastConnect 6900. Oferece taxa de downlink de até 10 Gbps e taxa de uplink ultrarrápida. Ele também suporta a função de passagem dupla de cartão duplo 5G + 5G;
6. Snapdragon Secure Security: Suporta Secure Processing Unit SPU e Qualcomm Trusted Execution Environment, compatível com o padrão Android Ready SE para fornecer aos consumidores uma experiência segura.
Muitos OEMs e marcas em todo o mundo adotarão a nova geração da série Snapdragon 8. Na conferência de imprensa, foi referido que a Xiaomi vai lançar o primeiro smartphone com o novo Snapdragon 8+ Gen 1. No entanto, o novo topo de gama da iQOO, Realme e OnePlus terá smartphones no primeiro lote.
Agora, o Qualcomm Snapdragon 8+ Gen 1 e o MediaTek Dimensity 9000 usam o processo de 4nm da TSMC. O lançamento da nova plataforma móvel da Qualcomm pressionou bastante a MediaTek.
Snapdragon 8+ Gen 1 – melhora o desempenho e economiza calor
Como dissemos antes, o SD 8+ Gen 1 oferece melhorias decentes e velocidade modesta. Um dos aspectos mais interessantes deste chip é provavelmente sua eficiência energética. Todos nós conhecemos o principal problema com o Snapdragon 8 Gen 1. O chip é rápido, mas assim como o Snapdragon 888, o 8 Gen 1 emite muito calor. Além disso, esses chips (SD888 e SD8 Gen1) também consomem muita energia. O novo Snapdragon 8+ Gen 1 aborda esses problemas. O desempenho é 10% maior, enquanto a economia de energia recebe uma atualização significativa de cerca de 30%.
A configuração e arquitetura dos núcleos são as mesmas, porém, o núcleo ARM Cortex-X2 top de linha agora pode chegar a 3,2 GHz. Ele corresponde às velocidades máximas do Snapdragon 870 de 2021. Os 3 núcleos ARM Cortex-A710 (Gold) aumentam para 2,75 GHz, enquanto o Cortex-A510 (Silver) é impulsionado para 2,0 GHz. Para comparação, o Snapdragon 8 Gen 1 tinha velocidades de clock de 3,0 GHz, 2,5 GHz e 1,8 GHz. A eficiência geral de energia no nível do SoC melhorou em 15%. Segundo a empresa, um telefone com o mesmo chipset pode transmitir vídeos 1 hora e 30 minutos a mais do que um com o chip antigo. Com pouco uso, a diferença aumenta facilmente para quase 6 horas.
Hardware permanece o mesmo
Olhando para o SD 8 Gen 1 e o SD 8+ Gen 1, apenas o fabricante, a eficiência, o desempenho e o consumo de energia diferem. No que diz respeito ao hardware, ambos os chips usam o mesmo. O SD 8+ Gen 1 suporta até 16 GB de RAM LPDDR5 e armazenamento UFS 3.1. O driver de vídeo pode lidar com QHD+ até 144Hz ou 4K a 60Hz, completo com renderização de 10 bits e suporte HDR 10+. A conectividade vem do modelo Snapdragon X65, com velocidades máximas teóricas de 10 Gbps. O chip também suporta Wi-Fi 6/6E de até 3,6 GHz. Também há suporte para conectividade Bluetooth 5.3 com suporte para áudio sem perdas aptX e Bluetooth LE.
De acordo com o fabricante do chip, os smartphones SD 8+ Gen 1 devem estar disponíveis a partir do terceiro trimestre (julho e setembro). Ao contrário das gerações anteriores, o Snapdragon 8+ Gen 1 aparecerá em muitos outros smartphones. Existem muitas empresas preparando novos concorrentes. ASUS, Black Shark, Honor, iQOO, Lenovo e Nubia. Também temos Motorola, OnePlus e Xiaomi com seus flagships “Ultra”. Até Vivo, ZTE e OSOM estão preparando smartphones com o novo chip. De acordo com vazamentos, a Samsung está preparando variantes de seu novo dobrável com o Snapdragon 8+ Gen 1.
Motorola confirmou usar o Snapdragon 8+ Gen 1
Há alguns dias, Chen Jin, gerente geral da divisão de negócios de telefonia móvel da Lenovo na China, anunciou que o telefone principal da Motorola, equipado com o Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm, será lançado em breve. Chen Jin afirma que a Motorola trará uma melhoria abrangente e um carro-chefe SD 8+ Gen 1 verdadeiramente poderoso, com inovação abrangente de imagens de computação de pixel ultra-alto até liberação de energia para experiência.
A Motorola afirma que o consumo de energia da CPU deste novo processador foi reduzido em cerca de 30% em comparação com o SD 8 Gen 1. Além disso, o consumo de energia da GPU também foi reduzido em até 30%. A empresa estima que o consumo geral de energia da plataforma será reduzido em aproximadamente 15% em comparação com o SD 8 Gen 1. No entanto, o Snapdragon afirma que a melhoria geral no consumo de energia é de 10%.
Vale a pena notar que a Motorola lançou o smartphone Snapdragon 8 Gen 1 mais barato do mundo em dezembro de 2021 com um preço inicial de 2.999 yuans (US$ 448). De acordo com a estratégia de preços da Motorola, o próximo novo produto pretende ser o carro-chefe Snapdragon 8+ Gen 1 mais acessível.